Brincadeiras e jogos como projeto na EMEI Castelo
Desde pequenas, as crianças na EMEI Castelo encontram
ambiente propício para aprender brincando são estimuladas a desenvolver a
criatividade, a independência, a sociabilidade e a afetividade, em uma proposta
educacional que visa o desenvolvimento individual, respeitando cada etapa da
infância.
A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender têm ganhado força entre as bolsistas do PIBID nesses últimos meses na EMEI Castelo, por considerarem, em sua grande maioria uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.
O jogo como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.

O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e
necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua
formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais
abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a
criança constrói o seu próprio mundo.





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