sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Mostra de trabalhos no IEMG


Mostra de trabalhos no Instituto de Educação de Minas Gerais



No último sábado, dia 24 de novembro, os alunos do Instituto de Educação de Minas Gerais- IEMG  fizeram a Mostra de trabalhos do semestre.
Os bolsistas do PIBID do Curso de Pedagogia  prepararam uma exposição calorosa, interessante e acolheram pais para apresentarem as atividades desenvolvidas nas turmas das professoras Elaine e Leila e os aprendizados dos alunos.
Um momento importante de interação com os familiares e de constatação da aprendizagem.
Confiram algumas fotos…



Mostra de bonecas ABAYOMI







Mascote de Sala na E.E. Madre Carmelita


Mascote de Sala na E.E. Madre Carmelita


Na sala de aula as crianças elegeram  no mês de outubro o mascote da turma o "Leão".  Pensando em investir no cuidado, na produção de texto, o projeto Mascote com a estratégia de desenvolver uma parceria com as famílias para ensinar valores, escrita de relatos da estadia do mascote nas casas dos alunos.
Para colocar em prática o projeto, os bolsistas do PIBID conversaram com as crianças e elas escolheram um leão como mascote. Para dar vida ao personagem, os bolsistas trabalharam filmes e entre uma história e outra, os pequenos aprendem questões como respeito, amizade, cooperação e generosidade.
Como melhor amigo da criançada, o bicho se tornou o preferido da sala de aula. A intenção é que todos os alunos cuidem do Leão, que passa os finais de semana na casa das crianças. 
A turma é a responsável pelos cuidados com o bichinho que se torna um recurso para tratar de assuntos diversos. “Por meio da mascote conseguiremos falar de honestidade, respeito, companheirismo, coragem, e até mesmo de questões sociofamiliares”, diz os estudantes de Pedagogia. 
O projeto funciona em sistema de rodízio e a mascote passa uns dias na casa de cada um dos alunos. Além do Leão , os estudantes também levam um caderno de registros no qual os alunos anotam as atividades realizadas com o leão, contam sobre as aventuras vividas e até colocam fotos. A proposta é que os alunos e pais se envolvam com o projeto pedagógico e estimulem os filhos a cuidarem do bichinho.




Dando continuidade ao projeto os bolsistas de Pedagogia da Faculdade de Educação estão desenvolvendo atividades com brincadeiras africanas



Brincadeiras de roda guiada por cantigas bem conhecidas, cuja letra pode mudar de região para região. Para brincar, é preciso que as crianças fiquem em roda e iniciam as atividades seguindo as orientações dos bolsistas do PIBID.





Chá literário na EMEI Castelo



Chá literário na EMEI Castelo

        No dia 24 de novembro aconteceu na Escola Municipal Infantil Castelo o " Chá Literário" e contou com a  participação das bolsistas do Programa de Iniciação de Bolsas a Docência - PIBID durante o evento.


 O dia coroado pelo empenho, trabalho em equipe, materialização de um projeto e, para além da expectativa, os olhos brilhantes de pais e alunos espelharam o que Manoel de Barros expressou em verso e prosa.




As famílias prestigiaram os trabalhos das turmas da Educação Infantil no dia 24 de novembro, durante a Feira Literária.
Foram apresentados o portfólio com textos dos alunos da Educação Infantil.

 


Nos trabalhos, muita arte, livros e atividades lúdicas, onde o público pôde conferir o os trabalhos relacionados a Manoel de Barros, interagir com o universo literário e ler poesias. Um espaço inteiramente transformado com a arte e produtividade dos nossos alunos do Infantil.



As crianças incentivadas as crianças criarem o que de melhor a escola pode oferecer e o que a família pode contribuir para o desenvolvimento de cada um.
Nos demais ambientes, novos incentivos e contribuições para trabalhos bastante criativos. 


domingo, 18 de novembro de 2018

Trabalhando com Medidas no IEMG


Trabalhando com Medidas no IEMG


No mês de novembro as bolsistas do PIBID estão desenvolvendo atividades relacionadas a medidas de tempo,comprimento, volume  e massa.


Foi trabalhado receita de  SLIME, palavra em inglês que quer dizer qualquer coisa como lama viscosa, uma espécie de plast



Foi trabalhada uma receita de SLIME, a palavra em inglês que quer dizer qualquer coisa como lama viscosa, uma espécie de plastina, mas muito mais maleável e viscosa.


Com uso de balança construída com garrafa pet os estudantes tiveram oportunidade de pesar envolvendo produtos domésticos como arroz, milho, farinha entre outros podendo utilizar o grama(g) ou o quilograma(Kg).










Fizeram  receita de doces utilizando várias medidas.
Trabalharam conceitos e grandezas e unidades de medidas


Realizaram cálculos que envolvem as operações aritméticas e a massa dos corpos.























As crianças realizaram comparações e estabeleceram equivalências entre as unidades de medida, determinando a massa dos corpos apresentados nas situações e a unidade de medida mais apropriada para 
realizar a medição indicada. 





domingo, 21 de outubro de 2018

Roda de conversa na "Reflexões sobre o saber docente 2018 da FAE/UEMG



Roda de conversa na Reflexões sobre o saber docente 2018 da FAE/UEMG

" Os saberes da Docência nos 50 anos de pedagogia do oprimido"


A "Roda de Conversa" aconteceu no dia 18 de outubro no 3º andar da Faculdade de Educação/CBH/UEMG. Um momento único de socializar atitudes,pensamentos e experiências vivenciada nas escolas.




 A roda de conversa contou com as presenças das coordenadoras de área Gláucia Marcondes e Maria de Lourdes Teixeira, as professoras supervisoras Maria Aparecida da E.E Madre Carmelita, Elaine e Leila do IEMG e  a professora supervisora Keylla na UMEI Castelo.




 As trocas de experiências, conversas, discussões, construção e divulgação coletiva de conhecimentos são fatores oriundos dessa prática, que explora e fortalece o PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.


 A vice- coordenadora de curso de Pedagogia  Ana Paula Braz Maleta e professora Cláudia Ocelli estiveram  presentes para parabenizar a iniciativa da atividade onde ocorreram os relatos de experiências dos bolsistas nas escolas públicas.

As professoras supervisoras colocaram sobre a importância da parceria Universidade e Educação Básica.

O programa vem impactando os processos formativos vivenciados pelos bolsistas, suas percepções e sua inserção no programa, seus saberes e práticas que vem sendo construídas em torno dessa experiência.

As narrativas produzidas pelos sujeitos participantes da roda de conversa puderam indicar e/ou evidenciar os modos como os mesmos percebem o processo formativo vivenciado ao contexto do programa.




Bolsistas do PIBID provem Jogos e Brincadeiras no processo de Ensino e Aprendizagem 

Os jogos e brincadeiras proporcionam as crianças, aprender de forma prazerosa. Por meio dos jogos e brincadeiras as crianças interagem umas com as outras desenvolvendo suas habilidades, ampliando seu intelecto sem ter a “obrigação” de aprender; tudo acontece de forma espontânea. 
Através dos jogos a criança passa a entender e a estabelecer regras por si mesmas ou pelo grupo, isso possibilita a criança a resolver possíveis conflitos gerados no momento do jogo.
 Permitem que as crianças desenvolvam a imaginação de modo que elas possam sonhar sentir, decidir, se aventurar e agir, recriando o tempo e o espaço da brincadeira, colocando toda sua imaginação em ação.









 A brincadeira ajuda a criança a desenvolver suas habilidades, compreendendo melhor o mundo em que vive, uma vez que há regras a serem seguidas na sociedade em que vivemos e é mais agradável trabalhar essas regras com as crianças por meio de jogos e brincadeiras, assim aprender se torna mais prazeroso para elas. 

"Jogo passe-repasse realizado como revisão do conteúdo Grandezas e Medidas. A turma foi dividida em duas equipes, criaram nomes de Fracionários e Matemáticos com direito a grito de guerra.
O objetivo era revisar o conteúdo, estimular o trabalho em equipe e o conhecimento.O retorno foi positivo e estamos felizes com o resultado". ( Bolsista Andrea Silva)





Uma forma de proporcionar a criança uma aproximação da realidade, propiciando um espaço de aprendizagem, onde ela possa expressar suas fantasias, medos, desejos e agressividades. Por meio de brincadeiras é que a criança estabelece relações entre o mundo e o mundo externo.