sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Mascote de Sala na E.E. Madre Carmelita


Mascote de Sala na E.E. Madre Carmelita


Na sala de aula as crianças elegeram  no mês de outubro o mascote da turma o "Leão".  Pensando em investir no cuidado, na produção de texto, o projeto Mascote com a estratégia de desenvolver uma parceria com as famílias para ensinar valores, escrita de relatos da estadia do mascote nas casas dos alunos.
Para colocar em prática o projeto, os bolsistas do PIBID conversaram com as crianças e elas escolheram um leão como mascote. Para dar vida ao personagem, os bolsistas trabalharam filmes e entre uma história e outra, os pequenos aprendem questões como respeito, amizade, cooperação e generosidade.
Como melhor amigo da criançada, o bicho se tornou o preferido da sala de aula. A intenção é que todos os alunos cuidem do Leão, que passa os finais de semana na casa das crianças. 
A turma é a responsável pelos cuidados com o bichinho que se torna um recurso para tratar de assuntos diversos. “Por meio da mascote conseguiremos falar de honestidade, respeito, companheirismo, coragem, e até mesmo de questões sociofamiliares”, diz os estudantes de Pedagogia. 
O projeto funciona em sistema de rodízio e a mascote passa uns dias na casa de cada um dos alunos. Além do Leão , os estudantes também levam um caderno de registros no qual os alunos anotam as atividades realizadas com o leão, contam sobre as aventuras vividas e até colocam fotos. A proposta é que os alunos e pais se envolvam com o projeto pedagógico e estimulem os filhos a cuidarem do bichinho.




Dando continuidade ao projeto os bolsistas de Pedagogia da Faculdade de Educação estão desenvolvendo atividades com brincadeiras africanas



Brincadeiras de roda guiada por cantigas bem conhecidas, cuja letra pode mudar de região para região. Para brincar, é preciso que as crianças fiquem em roda e iniciam as atividades seguindo as orientações dos bolsistas do PIBID.





Nenhum comentário:

Postar um comentário