terça-feira, 19 de novembro de 2019

Consciência Negra na Escola


Consciência Negra na Escola

No Instituto de Educação de Minas Gerais, as bolsistas do PIBID iniciaram em novembro o trabalho com os estudantes sobre o tema "Consciência Negra" com o objetivo de promover reflexões acerca do reconhecimento da luta e resistência dos negros ao longo da história do Brasil.

 Celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de levantar questões fundamentais a respeito da importância dos negros na construção da história do povo brasileiro. Para que uma mudança de pensamento aconteça, de fato, é preciso estimular o respeito pelas diferenças desde muito cedo.




 A oficina sobre a boneca Abayomi foi realizada pelas bolsistas Beatriz e Yolle na sala de 4º ano da professora Lívia.

         História da ......  BONECA ABAYOMI

Para acalentar  seus  filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a  partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção.
           As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa “Encontro precioso”, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.


           Por Kauê Vieira, do Afreaka. Sem costura alguma (apenas nós e tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias

Nenhum comentário:

Postar um comentário