sexta-feira, 30 de agosto de 2019

O mundo mágico da Literatura Infantil na arte de aprender


O mundo mágico da Literatura Infantil na arte de aprender

Projeto Literatura Infantil na EMEI Castelo tem como escopo despertar, nas crianças o interesse de ler e interpretar de forma prazerosa e dinâmica, o que estão lendo, através de produções que compõem o acervo literário infantil com a história da Abayomi .

EMEI Castelo Tarde


 O trabalho foi desenvolvido com pelas bolsistas do PIBID utilizando os fantoches como recurso para contar a história da boneca abayomi que a palavra tem origem iorubá, e costuma ser uma boneca negra, significado aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso).

O livro trabalhado pelas bolsistas do PIBID o livro nos convida ao mundo do faz de conta...



Bolsistas do PIBID turno da Manhã

   

De forma divertida , o livro NÃO de Marta Altés , Gildo de Aquino apresenta um cachorro alegre e travesso.


Cabe aos educadores resgatar o “faz de conta” no conteúdo teatral, a imaginação e a criatividade na qual será as ferramentas principais para trabalhar a expressividade cênica.



Após a leitura, as crianças coloriram o personagem escolhendo se seria um coelho ou pato para fazerem a dramatização.





















A partir de teatro e contação de histórias cria laços entre a escola e literatura começam a se estreitar.Na  EMEI Santa Amélia os bolsistas do PIBID trabalharam "João e Maria"



EMEI Santa Amélia

João e Maria e a casa de chocolate é um dos contos mais antigos e famosos do acervo literário infantil. É a história de dois irmãos que se perdem na floresta e encontram uma casinha de chocolate, onde mora uma bruxa. Eles terão que encontrar uma forma para que a malvada bruxa não engorde o Joãozinho para fazer dele um grande banquete.




Trabalhar com crianças de Educação Infantil com peças teatrais a auto expressão da criança, possibilitando exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginações.




"O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.” Bamberger 





Nenhum comentário:

Postar um comentário