quinta-feira, 25 de abril de 2019

Escolhendo Gêneros Textuais para trabalhar no IEMG

Escolhendo Gêneros Textuais para trabalhar no IEMG

Os gêneros textuais são tão importantes para o letramento e para a cidadania, mas são em número infinito, escolhemos junto com a turma para trabalhar na escola.







Sugestão lúdica, divertida e eficaz para trabalhar gêneros textuais com alunos das series iniciais, "Jogo dos Gêneros Textuais".









Como nos ensina Bakhtin, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica.  


É necessário descrever que as ações realizadas em sala de aula resultaram em uma atividade rica e transformadora de aprendizagem para seus alunos...


 


Como um gênero dá origem a outros...


 A carta desenvolve-se uma forma relativamente nova, mas que guarda a familiaridade do gênero de que provém, adaptada às funções e objetivos do contexto em que é gerada.

Se antes a carta estava contida em um envelope e, nele, algumas informações paratextuais (os endereços de destinador e destinatário), no gênero correio eletrônico essas informações passam a constar da mensagem, ainda que de forma periférica, mas com implicações na forma como redigimos. 



É possível considerar que um correio eletrônico guarda muitos traços comuns com a carta que costumávamos mandar pelo correio. Essa origem pode mesmo ser atestada pelo nome em português (correio eletrônico), em inglês (e-mail, abreviação para electronic mail) ou em francês (courrielcourrier para correio contraído com o adjetivo électronique). 



Para trabalhar com gêneros nas aulas, deve-se ter atenção às razões de sua escolha, às características e às funções do tipo selecionado. Isso é essencial para elaborar bons planos de aula e para que esses resultem em relatos de experiência excelentes.



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